Por decisão da Justiça, CBF tira título do Flamengo e considera Sport único campeão de 1987

15/06/2011 19:01

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou ter sido notificada da decisão da 10ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, revogou o título brasileiro de 1987 do Flamengo e considera agora apenas o Sport como campeão.

O clube pernambucano ganhou a ação em 27 de maio deste ano, três meses depois da entidade máxima do futebol nacional reconhecer o time carioca também como campeão do Brasileiro.

A entidade lembra, no entanto, que ainda cabe recurso e afirma que reconhecer também o Flamengo como campeão daquele ano não contraria os limites da coisa julgada

Veja abaixo a nota divulgada pela CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, em cumprimento à decisão proferida pela 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco, RESOLVE revogar a Resolução da Presidência nº 02/2011 e, em estrita obediência à sentença proferida às fls. 365/376 dos autos do processo nº 000.4055-52.1990.4.05.8300, reconhecer como único campeão brasileiro de futebol profissional de 1987 o Sport Club do Recife.

Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, não obstante o referido ato judicial ser passível de recurso e apesar de esta entidade entender que o reconhecimento do título de campeão nacional de 1987 também ao Clube de Regatas do Flamengo não contraria os limites da coisa julgada.

Sport conseguiu na Justiça que a CBF revogasse o título brasileiro de 1987 do Flamengo

Sport conseguiu na Justiça que a CBF revogasse o título brasileiro de 1987 do Flamengo

Entenda o caso

Em 1987, a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União com a presença de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.

Além disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport Recife e Guarani. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e o paulista. Vencedor, a equipe de Recife foi apontada como campeã brasileira e ambas foram indicadas como representantes do País na Libertadores de 1988.

Desde então, o Flamengo tenta, sem sucesso, ter o seu título reconhecido. Em dezembro, inclusive, a polêmica causou troca de farpas entre Ricardo Teixeira e Patrícia Amorim.

 

Junior Albuquerque        

Fonte: espen.com.br