Paulistão 2012 no Anhembi

10/03/2011 19:55

 

No carnaval de 2012 veremos 3 "Escolas-Torcidas de Samba" desfilando no Anhembi no Grupo Especial: A Gaviões da Fiel, a Mancha Verde e a Dragões da Real, campeã do grupo de acesso em 2011. Mas será que isso é bom pro carnaval?

 

Não estou tirando os méritos dessas agremiações, nem questionando a qualidade dos seus desfiles. Mas será que as outras Escolas de Samba, aquelas nascidas nas comunidades da periferia, que dependem da mão de obra e do empenho de seus moradores e alguma ajuda financeira da prefeitura, não são a essência do carnaval de rua? Não só em São Paulo ou no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil?

 

Outro ponto é: até este ano, a Mancha desfilou em um dia e a Gaviões desfilou em outro, para diminuir a probabiliadde de um confronto. Mas e com a chegada de outra grande torcida, a Dragões da Real? Vão realizar os desfiles em 3 dias? Pelo formato atual, pelo menos duas delas vão se encontrar em um dos dias de desfile, e aí a sorte está lançada. Só nos resta rezar para não acontecer no sambódromo o mesmo que estamos cansados de ver nos estádios. 

 

Mário Borges