A importânci​a de Luan

27/06/2011 20:11

 

Imagem: Lancenet

 

 

O Palmeiras perdeu no último domingo, 26, a invencibilidade no Campeonato Brasileiro de 2011. A derrota por 2 à 0 para o Ceará, em Fortaleza, serviu para mostrar aos torcedores palmeirenses e aos criticos a importância de um jogador para o Verdão: Luan.
Desde o ínicio do ano, a defesa vem sendo o setor mais elogiado da equipe paulista, devido aos poucos gols sofridos, mas acima de tudo pela segurança passada na maioria dos jogos nesta temporada. Quando se fala em setor defensivo, logicamente lembra-se dos volantes, zagueiros e goleiro, porém, no Palmeiras o principal nome desse setor é o atacante Luan. Com rara eficiência, o camisa 21 da equipe palestrina marca insistentemente os laterais das equipes adversárias, deixando a defesa alvi verde bem protegida. E foi isso que fez falta ao Palmeiras contra o Ceará. O time nordestino deitou e rolou nas costas de Rivaldo e chegava a todo momento na linha de fundo e muitas vezes cara a cara com o goleiros Marcos. Felipão até tentou proteger o setor colocando Chico auxiliando a zaga, mas nem mesmo o volante conseguiu ser tão efetivo quanto Luan.
Outro ponto deve ser lembrado quando o assunto é defesa. Em 2011, a dupla Danilo e Thiago Heleno não perdeu um jogo sequer, mas quando um dos dois não esteve presente o resultado foi trágico, como no 6 à 0 sofrido para o Coritiba, e ontem na derrota para o Ceará. Agora, Danilo não faz mais parte da zaga palmeirense e pelo que parece o torcedor vai deverá ter paciência com Leandro Amaro. Esse zagueiro que veio do Botafogo-SP mostrou em todas as partidas que entrou um nervosismo e falta de posicionamento incriveis para um zagueiro. Ele não ganha uma jogada por cima (ele estava nos dois lances que originaram os gols nordestinos) e por baixo não tem nenhum tempo de bola, a se perceber pelo último lance da partida, em que perdeu uma bola morta na linha de fundo, e o atacante cearense chutou na trave de Marcos. Não dá para entender como Felipão deixa Mauricio Ramos no banco e como titular Leandro Amaro.
Infelizmente desse jogo para os palmeirenses não houve nada de positivo, foi um jogo sem inspiração, onde a derrota foi mais que merecida. Resta ao Verdão, que contará com a volta de Luan e possivelmente com a estréia de Maikon Leite, apresentar um futebol de melhor qualidade diante do Atlético-Go, time que traz péssimas lembranças ao Palmeiras, já que no ano passado eliminou os paulistas da Copa do Brasil e os golearam por duas vezes no Brasileirão. Mas no futebol não há tabu que dure, se o Ceará que nunca havia derrotado o Palmeiras assim o fez nesse domingo, por que o torcedor palmeirense não pode sonhar com o mesmo diante do Dragão goiano? Time pra isso o Palmeiras tem, resta torcer para que quarta feira a inspiração vista verde.

Confiram o gols:

Leonardo Abrantes